Projeto Alda em Campo


No dia 1º de junho de 2012, a Escola Alda G. Scopel em continuidade a mais uma das ações desenvolvidas pelo Projeto “Alda em Campo: Descobrindo Como e Porque Preservar o Patrimônio Histórico e Cultural do Mato Grosso”, com apoio da REMP-PVA-MT e CEFAPRO-PVA, realizaram uma viagem de Estudos com os alunos dos terceiros anos à Cuiabá.

             

Saída dos alunos e professores-Escola Alda

O principal objetivo da viagem foi possibilitar aos educandos aulas de “EDUCAÇÃO PATRIMONIAL” de forma dinâmica e prazerosa, ou seja, conhecer e vivenciar na prática o que representa o legado de nossos antepassados às sociedades contemporâneas.

No percurso, houve uma parada na cidade de Chapada dos Guimarães, com apreciação de um delicioso café da manhã e, aproveitando a oportunidade, os alunos conheceram a Igreja “Santa Ana do Sacramento”, uma das mais antigas de Mato Grosso. Os alunos e educadores ficaram entusiasmados com a beleza interior e os detalhes arquitetônicos da Igreja, a qual fora construída com “mão-de-obra escrava e indígena”, ainda no final de século XVIII, constituindo-se em um dos principais símbolos do barroco primitivo. Aproveitaram ainda, para registrar por intermédio de fotos e filmagens a praça central,  e a arquitetura  daquele  lugar.
   

Igreja de Santa’Antana- Chapada dos Guimarães

Outro ponto  visitado foi o IPHAN- Instituto do Patrimônio histórico e Artístico Nacional onde a recepção foi realizada  pela coordenadora que fez uma explanação sobre as peças, objetos de valor cultural, identificando o principal objetivo de se preservar a memória histórica regional. 




IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional- “Viola de Coxo”
Prosseguindo com as visitações, o “Museu de Pré-história Casa Dom Aquino”, que também é um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso, construído em 1842 e foi local de nascimento de duas pessoas ilustres de Mato Grosso - Joaquim Murtinho e Dom Aquino Corrêa. Ela abriga o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino que foi inaugurado em dezembro de 2006, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Instituto
Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS). 


Palestrante - Casa Dom Aquino                   

Foi também neste espaço que os alunos tiveram a oportunidade de pesquisar de forma mais criteriosa aspectos ligados aos conhecimentos arqueológicos e paleontológicos, que são resguardados e preservados naquele ambiente.
A visita ao local permitiu aos educandos uma melhor  compreensão  de forma interdisciplinar da  universalidade de informações abordas por duas palestrantes que nos atenderam  e enfatizaram sobre a importância de se preservar sítios e vestígios da pré história.
Continuando o roteiro, chegamos ao Museu do Rio, no aquário municipal, posteriormente fomos recebidos com muito carinho no restaurante Regionalíssimo onde saboreamos as delícias da cultura da mesa tradicional cuiabana, como: paçoca de pilão, mojica de pintado, arroz com pequi enfim inúmeros pratos tradicionais, sem falar nos doces que fazem parte da tradição da culinária matogrossense.
Prosseguindo,  visitamos também a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, a Biblioteca Nacional Estevão de Mendonça (Palácio de Instrução) e para encerrar o roteiro conhecemos a Praça das Bandeiras que abriga um acervo de fotos dos Governadores de Mato Grosso, algumas fotos pintadas pelo artista plástico Vitor Hugo.


Alunos e professores-Palácio da Instrução- atual Biblioteca Nacional Estevão de Mendonça

 


Praça das Bandeiras

Com a mente saciada e com gostinho de quero mais... conhecimento sobre a  cultura regional, finalizamos a nossa jornada de Estudos com informações e visualizações que permanecerão para sempre em nossas memórias, fazendo uma breve parada no Shopping “Pantanal”, a fim de saborearmos o último lanche da tarde!!!


 


Alunos Shopping Pantanal- Cuiabá

Assim terminou a viagem de estudos, a qual foi consolidada com palestras proferidas pelos alunos que foram na viagem e trouxeram muitas novidades aos que não tiveram a oportunidade de participar!!!
Parabéns aos alunos, a equipe gestora e demais educadores que empenharam-se para a conclusão de mais uma  jornada do projeto!!!!
Em breve (agosto) será a vez dos alunos dos segundos anos também vivenciarem experiências maravilhosas como esta, em Poxoréu!!!
 Para maiores informações acessem: http://rempmt.ning.com/; rempmatogrosso@gmail.com e mariaeternapereiradasilva@gmail.com.(coordenadora da Remp-Pva-MT)
                                                                             
Fábia, Liane, Liliane, Maria Salete, Maria Eterna, Mônica, Osli, Renata, Rogério, Siméia, Vanderléia,  Zenilda
                    professsores da Àrea de Humanas