COMO REALIZAR UM TRABALHO?
Dicas importantes na hora de realizar um trabalho:
ü Procure pesquisar em fontes (livros, apostilas, enciclopédias e sites) confiáveis ou com indicação do seu professor. Lembre-se que, principalmente na internet, existem informações corretas e incorretas.
ü Não transforme seu trabalho em uma simples cópia de livros ou sites. Usando deste artifício, além de você não aprender nada, ainda corre o risco de tirar uma nota baixa.
ü Leia o material pesquisado, faça um resumo destacando as principais informações levantadas e escreva um texto com suas próprias palavras.
ü Um bom trabalho começa com uma boa capa. Coloque nela todas as informações necessárias, tais como: nome, número, série, nome do professor e da matéria, título do trabalho, data e outras informações solicitadas pelo professor. A estética ajuda muito e causa uma boa impressão, portanto, capriche na organização da capa.
REALIZAÇÃO DO TRABALHO:
É necessário seguir alguns passos importantes:
- Ler e anotar os dados encontrados;
- Selecionar e organizar o que foi coletado (registrar as fontes para saber de onde vieram as informações);
- Analisar o que foi coletado em relação ao tema principal (comparar o material encontrado e certificar-se da integridade das informações);
- Definir os itens que comporão a apresentação;
- Elaborar a apresentação do trabalho. (Não é copiar e colar, sem reflexão, sem comparação, sem análise)
- Redigir um texto, com divisões em capítulos e assuntos separados por capítulo;
- Montar o trabalho final, com índice, introdução (pequeno resumo do que vai ser estudado), desenvolvimento, (assuntos separados por capítulo), conclusão (sobre os assuntos estudados e não opinião pessoal sobre o prazer em realizar o trabalho) e bibliografia.
Como fazer uma bibliografia? A bibliografia consultada deverá constar no final do trabalho, por ordem alfabética de acordo com o sobrenome do autor.
Para citar livros:
NOME, Pré-nome. Nome do livro. Local da impressão. Nome da editora, ano da publicação, páginas pesquisadas no livro. Exemplo
VICENTINO, Cláudio. Viver a História: ensino fundamental. São Paulo: Scipione, 2002, pgs 2 a 10.
Para citar revistas:
SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Nome da Revista. Local da impressão, editora, volume, data, páginas.
Para citar sites:
Endereço eletrônico. (Como aparece na barra de endereços do navegador)
Apresentação gráfica dos trabalhos impressos.
ü Papel A4 ( 210 X 297)
1. Capa é obrigatória e identifica o trabalho. Deve conter as informações na seguinte ordem:
ü Nome do colégio: localizado na margem superior, centralizado, letras maiúsculas, fonte 16 e em negrito;
ü Nome do curso: logo abaixo do nome da Escola, em letras maiúsculas, centralizado, fonte 16, negrito.
ü Nome(s) do (s) autor(es): em ordem alfabética, em letras maiúsculas, centralizado, ( considerando o alinhamento horizontal), fonte 14 e em negrito.
ü Local e ano: nas duas últimas linhas da folha, em letras maiúsculas, centralizado, fonte 12 e em negrito.
ü Tais elementos devem ser distribuídos de maneira eqüidistante na folha.
2. Corpo do texto:
ü Margens superior e inferior: 2,5 cm ; margem direita: 2 cm e margem esquerda: 3 cm ;
ü Caracteres (fontes): “Times New Roman” ou “Arial”, tamanho 12.
ü Títulos e subtítulos: no mesmo tamanho, em negrito e/ou sublinhado;
ü Espaçamento: no texto: 1,5(um e meio); na bibliografia: simples.
E O QUE É UM RESUMO?
Essa atividade consiste em sintetizar, concentrar ou limitar as idéias principais contidas num determinado texto. Pode ser feito reunindo-se os conceitos mais importantes num outro texto de menores proporções.
O resumo é utilizado em algumas etapas de execução de outros tipos de atividade como a pesquisa, na resenha ou no seminário.
O texto resumo deve ser feito em folha almaço, sulfite ou d fichário, conforme determinação do professor. Pode ser digitado ou manuscrito, com letra legível e à caneta.
Também será analisada a clareza de idéias, além de ser fundamental o uso da ortografia correta.
Bom trabalho a todos!
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